Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Mediana

A mediana é outra medida que sintetiza as informações de uma distribuição de dados. Especificamente, ela nos informa que valor se encontra no centro da distribuição. Ou seja, se colocarmos os valores em ordem, então a mediana é tal que o número de observações abaixo dela é exatamente igual ao número de observações acima dela.




Voltemos ao exemplo das notas dos alunos do primeiro cartão:



21267845_10154921424901344_474974320_o



No caso da turma A, a mediana é 5,0 (nota de Maria, a terceira da lista), pois tanto acima como abaixo dela há duas observações.



Isso é óbvio quando há um número ímpar de observações. Mas e quando o número de observações é par, como na turma B? Nesse caso não há um indivíduo que deixe o mesmo número de observações acima e abaixo dele. No exemplo, Diego tem 2 pessoas acima, e 3 abaixo; Mariana tem 3 acima e 2 abaixo.



Em caso de um número par de observações, pegamos os dois valores que mais se aproximam do centro (no exemplo, as notas de Diego e Mariana) e tiramos uma média simples entre eles. Especificamente, para a turma B, a nota mediana é (6,5 + 6,0)/2 = 6,25.



O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.