O que é eficiência?

A produção de qualquer bem ou serviço na economia envolve custos e benefícios para a sociedade. Por exemplo, se fica decidido produzir uma maçã a mais, isso beneficia quem consome essa fruta. E colabora para aumentar o bem-estar social, já que essas pessoas fazem parte da sociedade.

Mas produzir a maçã também traz custos, como ficou dito: é necessário utilizar recursos como mão de obra, terra, fertilizantes, tratores, etc. Além do custo direto referente ao pagamento pela utilização desses insumos, há principalmente um custo indireto, já que eles são escassos e poderiam ser usados na produção de outros bens e serviços. Por exemplo, ao usar terra para produzir mais maçã, deixa-se de utilizá-la para produzir uva. Isso implica menor disponibilidade dessa fruta para consumo. E esse também é um custo para a sociedade.

Será ótimo (da perspectiva da sociedade) produzir uma unidade a mais de um bem caso seus benefícios sociais superarem seus custos sociais.

O que são esses benefícios sociais?

A satisfação dos consumidores em terem acesso a uma quantidade maior do bem.

E o custo?

O custo para sociedade em termos de outros bens e serviços que deixam de ser produzidos.

Exemplo: suponha que determinado consumidor está disposto a pagar até 2 reais por uma maçã. Esse é o preço máximo que ele pagaria – se o preço for menor que 2 reais, ele não compra a maçã; se for 2 reais ou menos ele faz a compra. A disposição a pagar, assim, informa o quanto a pessoa valoriza (em termos subjetivos) o bem.

Assim, ao consumir a maçã, o indivíduo tem um benefício subjetivo de 2 reais. Supondo que ele não afeta outras pessoas quando consome sua maçã, então o benefício para a sociedade como um todo será também de 2 reais (lembre-se: essa pessoa faz parte da sociedade).

Se o custo para a sociedade de produzir essa maçã for menor que 2 reais, então vale a pena produzi-la. Em outras palavras, é eficiente produzir essa maçã adicional. Caso contrário, não: o melhor para a sociedade seria empregar seus recursos escassos na produção de outra coisa.

(Este conjunto de cartões tem como ponto de partida a discussão aberta em Oferta e demanda.)

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.