Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

COP

A Conferência das Partes da Convenção, conhecida por COP, é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 (também chamada de ECO-92, RIO-92 ou Cúpula da Terra).


As COPs são eventos periódicos organizados dentro do modelo de cooperação internacional relacionado às mudanças climáticas e estão estruturadas no âmbito da Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC, na sigla em inglês).


Em essência, a COP estabelece as obrigações básicas das 196 partes (Estados) e da União Europeia para combater as mudanças climáticas. As partes se reúnem todos os anos para analisar o progresso na implementação das medidas propostas nas Convenções anteriores, além de analisar outros instrumentos que apoiam seu estabelecimento, avaliá-los e aprová-los.

A primeira COP foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995. Desde então, já ocorreram 26 COPs. A última foi realizada em 2021 em Glasgow, na Escócia. A presidência da COP varia entre os países integrantes da ONU.

Esses encontros permitiram criar um entendimento padrão sobre os fenômenos climáticos e suas possíveis consequências, tendo culminado na assinatura de uma série de acordos.

Em 1997, por exemplo, na COP3, foi assinado o Protocolo de Kyoto, que se tornou um marco nas ações coordenadas de combate ao aquecimento global. Pela primeira vez, foram estipuladas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa para países desenvolvidos em caráter vinculante. Esse protocolo, no entanto, não foi ratificado pelos Estados Unidos, tendo sido pouco eficaz em incentivar a redução de emissões globais.

Em dezembro de 2015, na COP21, foi aprovado o Acordo de Paris, que estabeleceu a governança do atual mecanismo de cooperação climática entre os países.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.