Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Carona

Carona, em economia, é um termo utilizado para se referir a alguém que utiliza os bens ou serviços sem pagar por eles.


O problema do carona é especialmente importante quando tratamos de bens ou serviços públicos – que são aqueles em que não é possível excluir as pessoas de seu uso (não excludente) e cuja disponibilidade não diminui com o consumo (não rival). Como não é possível impedir o consumo do bem, mesmo às pessoas que não pagaram por ele, costuma haver um desincentivo para as empresas privadas produzirem o bem. Afinal, nenhuma empresa produziria voluntariamente bens ou serviços nessas condições. Um exemplo de bens públicos suscetíveis ao problema do carona são as praças e parques públicos.

O problema do carona é considerado uma falha de mercado, pois, quando ele aparece, as empresas geralmente recuam. Assim, ou o recurso compartilhado não será fornecido, ou um órgão público deverá fornecê-lo com recursos do contribuinte. Os mercados muitas vezes têm dificuldade em produzir bens públicos, uma vez que os caronas tentam usar o bem público sem pagar, gerando assim um desincentivo a sua produção e uma distribuição ineficiente do bem ou serviço.

Quando possível, o problema do carona pode ser superado com medidas que garantam que os usuários de um bem público paguem por ele. Tais medidas incluem ações governamentais, pressões sociais e cobrança de pagamentos – em situações específicas em que os mercados descobriram uma maneira de fazê-lo.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.