Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Matriz energética

A matriz energética é o conjunto de fontes de energia utilizado para suprir a demanda de uma determinada região geográfica. Essas fontes primárias de energia são utilizadas, majoritariamente, para geração de energia elétrica, fornecimento de combustível para transporte e aquecimento/resfriamento de edifícios residenciais e industriais.


A composição da matriz energética varia muito de um país ou região para outro e pode mudar significativamente dependendo do período – em épocas de escassez hídrica, por exemplo, um país pode redirecionar a geração de energia das usinas hidrelétricas para as termelétricas (que funcionam à base da queima de combustíveis fósseis).

As principais variáveis que influenciam na composição da matriz energética dos países são:
-  A disponibilidade de recursos presentes no próprio país ou a possibilidade de importá-los.
- A extensão e o tipo de demanda de energia que precisam ser atendidos.
- Escolhas políticas determinadas por fatores históricos, econômicos, sociais, demográficos, ambientais e geopolíticos.

A matriz energética mundial ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis. Segundo o site Our World in Data, em 2019, 84% da energia mundial era proveniente de combustíveis fósseis – 33,1% do petróleo, 27% do carvão e 24,2% de gás natural. E é justamente essa dependência que ocasiona e intensifica ainda mais o aquecimento global.

Segundo o Balanço Energético Nacional de 2020, feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, a oferta de energia no Brasil se divide da seguinte forma: 53,9% proveniente de fontes não renováveis (combustíveis fósseis e urânio) e 46,1% de fontes renováveis (solar, eólica, hidrelétrica e biomassa).

A matriz energética brasileira, apesar de ser considerada uma das mais renováveis do mundo, ainda utiliza grande quantidade de combustíveis fósseis. Além disso, por ser detentor de uma das maiores reservas de petróleo do mundo – o pré-sal –, o país se tornou um dos maiores exportadores do combustível e atraiu diversos investidores para esse setor.

O Brasil depende de fontes não renováveis de energia para garantir a oferta e a segurança da matriz energética. No entanto, o país tem potencial para liderar o processo de transição energética global, graças à abundância de recursos naturais que servem como insumo para a produção de energia limpa, como água, alta incidência de sol e vento.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.