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Seleção adversa

Seleção adversa refere-se a uma situação em que, na realização de um negócio, uma das partes tem mais informação do que a outra e, por causa dessa assimetria de informações, a parte com menos informação acaba sendo levada a tomar a decisão de forma errada. Isso prejudica não apenas a parte com menos informação, mas todos os envolvidos, direta ou indiretamente, no processo.


Para entender melhor o termo, vamos analisar um exemplo clássico: o mercado de carros usados. No mercado de carros usados, existem carros em diferentes estados – carros em estados bons e carros em estados ruins. Devido à assimetria de informações, o comprador sabe que ele não tem como diferenciar um carro usado bom de outro ruim, pois o vendedor – que tem como incentivo vender seu carro – nem sempre deixará as informações claras.

O comprador, consciente de que existe uma assimetria de informação (note, isso é um ponto essencial para a seleção adversa), não estará disposto a pagar por um carro usado o valor máximo que ele pagaria se tivesse certeza de que o carro está em bom estado. Nessa situação, o comprador pode acabar levando um carro em mau estado por um valor mais alto do que ele pagaria por um carro ruim. Ou seja, ele tomaria uma decisão errada por causa da assimetria de informação.

Porém, esse não é o principal problema da seleção adversa. Como os compradores não estão dispostos a pagar o valor que um carro em bom estado realmente vale, pois não conseguem diferenciá-lo dos ruins, os vendedores de carros usados bons não conseguem fazer um negócio que seja satisfatório para eles. No final, apenas os vendedores de carros ruins têm incentivo para vendê-los. Assim, o mercado de usados fica cada vez mais cheio dos carros ruins, e com menos opções de carros bons.

Isso prejudica tanto vendedores – em especial os vendedores de carros bons, que terão dificuldade em vender pelo preço que gostariam –, quanto os compradores – que podem acabar pagando mais caro por um carro ruim e, no limite, ficam sem boas opções no mercado. Ou seja, a assimetria de informação, que leva uma das partes a tomar decisões ruins, traz consequências que não se limitam apenas ao próprio comprador, mas afetam e até prejudicam o mercado como um todo.

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