Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Subprodutos

O subproduto é um bem secundário gerado, no processo industrial, durante a fabricação de outro produto. Às vezes, o subproduto ser obtido de forma acidental ou involuntária.


Em alguns casos, o subproduto pode não ter nenhum aproveitamento econômico e ser considerado um resíduo a ser descartado. Já em outros, apesar de não ser o foco da empresa, o subproduto pode ter aproveitamento econômico – ser comercializado, reutilizado no processo produtivo ou ser usado como matéria-prima em um processo de produção diferente.

Nesses casos, embora os subprodutos tenham menos valor que o produto principal, a empresa pode obter um benefício econômico adicional com seu aproveitamento, mesmo que atuando em um negócio alternativo.

Com a tendência ecológica e a economia circular, as empresas estão buscando reaproveitar os materiais que utilizam em seus processos produtivos e, consequentemente, obter maior reaproveitamento dos subprodutos.

Alguns exemplos de subprodutos são:
1. aparas plásticas na fabricas de bobinas;
2. aparas de papel na fabricação de papel;
3. limalhas de ferro em um processo de usinagem;
4. sobras de serragem em um processo de fabricação de móveis;
5. ossos, chifres e cascos do boi resultantes do abate do gado de corte em um frigorífico.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.