Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Minha gente, antes de tudo, e ainda em tempo, feliz ano-novo!

Prometi para a família toda que ficaria de bico calado nestes dias de descanso, mas não me aguento. Uma de nossas leitoras, Kamila Soares, leu por aí que a bancada de um partido político propõe aumentar o número de pessoas que não precisam pagar Imposto de Renda (IR). E a moça quer saber: é uma boa ideia?

Bem, hoje, a isenção atende pagadores de impostos com renda mensal de até 1.903,98 reais. Pela ideia desses parlamentares, a isenção deveria atender quem tem renda de até 3.390 reais.

Justificativa da proposta: colocar em prática “uma política desenvolvimentista com mais justiça social”.

Depois de tomar um calmante e uma caipirinha para esfriar a cabeça, Kamila e demais amigos, tenho a dizer que a proposta é absurda. E por dois ângulos.

Em primeiro lugar, não sei o que quer dizer “política desenvolvimentista com mais justiça social”. Mas garanto que a ideia de aumentar a faixa de isenção não tem nada a ver com melhoraria de vida dos mais pobres.

Por quê? Porque mais da metade dos trabalhadores do Brasil já recebe salários mensais dentro da faixa atual de isenção. O aumento dessa faixa, portanto, não beneficiaria os mais pobres. Ajudaria, sim, famílias nas classes B e C.

Em segundo lugar, todos já estão carecas de saber que o governo gasta muito mais que arrecada – até o governo parece ter se dado conta, embora não consiga mudar esse quadro. Sabemos também que isso tem consequências negativas para os mais pobres.

São esses os brasileiros mais afetados pela inflação. E a gastança do governo, em geral, não chega a eles – por exemplo, o Bolsa Família é um programa muito menor que o 'Bolsa Empresário'.

O aumento da faixa de isenção do IR nos moldes propostos, caso prospere, vai prejudicar ainda mais a situação das contas públicas – com mais inflação e menos serviços públicos.

Respondido, Kamila?

Agora vou voltar para meu guarda-sol, turma. Mas, qualquer dúvida, é só chamar.

Fui! =)


OUÇA TAMBÉM [audio wav="https://site-porque.s3.amazonaws.com/Rádio-do-PQ-Imprimir-dinheiro.wav"][/audio]  

Por que aumentar a isenção do IR não ajuda os pobres?

Minha gente, antes de tudo, e ainda em tempo, feliz ano-novo! Prometi para a família toda que ficaria de bico calado nestes dias de descanso, mas não me aguento. Uma de nossas leitoras, Kamila Soares, leu por aí que a bancada de um partido político propõe aumentar o número de pessoas que não precisam pagar Imposto de Renda (IR). E a moça quer saber: é uma boa ideia? Bem, hoje, a isenção atende pagadores de impostos com renda mensal de até 1.903,98 reais. Pela ideia desses parlamentares, a isenção deveria atender quem tem renda de até 3.390 reais. Justificativa da proposta: colocar em prática “uma política desenvolvimentista com mais justiça social”. Depois de tomar um calmante e uma caipirinha para esfriar a cabeça, Kamila e demais amigos, tenho a dizer que a proposta é absurda. E por dois ângulos. Em primeiro lugar, não sei o que quer dizer “política desenvolvimentista com mais justiça social”. Mas garanto que a ideia de aumentar a faixa de isenção não tem nada a ver com melhoraria de vida dos mais pobres. Por quê? Porque mais da metade dos trabalhadores do Brasil já recebe salários mensais dentro da faixa atual de isenção. O aumento dessa faixa, portanto, não beneficiaria os mais pobres. Ajudaria, sim, famílias nas classes B e C. Em segundo lugar, todos já estão carecas de saber que o governo gasta muito mais que arrecada – até o governo parece ter se dado conta, embora não consiga mudar esse quadro. Sabemos também que isso tem consequências negativas para os mais pobres. São esses os brasileiros mais afetados pela inflação. E a gastança do governo, em geral, não chega a eles – por exemplo, o Bolsa Família é um programa muito menor que o 'Bolsa Empresário'. O aumento da faixa de isenção do IR nos moldes propostos, caso prospere, vai prejudicar ainda mais a situação das contas públicas – com mais inflação e menos serviços públicos. Respondido, Kamila? Agora vou voltar para meu guarda-sol, turma. Mas, qualquer dúvida, é só chamar. Fui! =) OUÇA TAMBÉM [audio wav="https://site-porque.s3.amazonaws.com/Rádio-do-PQ-Imprimir-dinheiro.wav"][/audio]  
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

Impostos
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.