O que é a taxa de juros?

Quando uma pessoa poupa um dinheiro, ela pode recuperá-lo no futuro com juros. Os juros são a remuneração por abrir mão desse recurso no presente. Por exemplo, se você empresta 100 reais para seu vizinho, que lhe promete pagar 110 reais daqui um ano, você ganhará 110 – 100 = 10 reais de juros.

A taxa de juros expressa quanto seu investimento cresceu no tempo, ou seja, o retorno de investir o dinheiro (no exemplo, emprestar para o seu vizinho). Especificamente, é o juro ganho dividido pelo valor investido. No caso, a taxa de juros é de 10/100 = 10%.

Taxas de juros envolvem trocas intertemporais. O poupador abre mão de um recurso hoje, e é remunerado por isso. O tomador do empréstimo antecipa um recurso que não tem no presente, e precisa pagar um preço por tal operação. Esse preço é dado pela taxa de juros.

Note que, para quem poupa, a taxa de juros é o retorno do investimento. Mas para quem toma emprestado, a taxa de juros informa o custo. No caso do vizinho, ele tem de pagar 10 reais de juros daqui um ano para antecipar os 100 reais hoje. Uma vez mais, a taxa de juros é de 10%.

Se você comprou uma TV no crediário e percebeu que gastou com as parcelas muito mais que o valor do aparelho, não tenha dúvidas: você está pagando juros nessa compra. E quanto maior essa taxa de juros, mais caro é parcelar a compra. 

Comparar taxas de juros é muito importante para entender que tipo de investimento pode lhe proporcionar um bom retorno, caso você queira fazer uma poupança; e para buscar empréstimos mais vantajosos, caso você precise se endividar.

Por conta do aspecto intertemporal, taxas de juros são expressas como função do tempo. No exemplo acima, você empresta 100 reais ao seu vizinho para recuperar 110 reais depois de um ano. A taxa de juros é, portanto, de 10% ao ano.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.