Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Taxas de juros de curto prazo e de longo prazo

Ativos financeiros também apresentam diferenças no prazo para o pagamento, ou maturidade. Há contratos em que o credor recupera o dinheiro rapidamente, daqui 1 mês; em outros o pagamento ocorre em um prazo mais longo, como 1 ano, 5 anos, ou até 30 anos. Por exemplo, podemos encontrar títulos do governo com as mais diversas maturidades.


As taxas de juros de curto prazo são aquelas associadas a investimentos que maturam rapidamente; já as taxas de juros de longo prazo dizem respeito a aplicações financeiras com vencimento mais longo. Não há uma definição exata para os períodos correspondentes a curto e longo prazo. Mas essas taxas estão ligadas.

Afinal, uma taxa de juros longa é uma sucessão de taxas de juros curtas. Um exemplo ajuda a ilustrar esse ponto. Um investidor pode colocar o dinheiro em 2019 em um título de 5 anos, recuperando o dinheiro com juros em 2024. Mas ele pode fazer o dinheiro chegar em 2024 usando títulos de curto prazo sucessivamente no tempo. Nesse caso, ele coloca os 1 mil reais em um título de 1 ano em 2019, e recebe o pagamento com juros em 2020; reinveste tudo no mesmo título, para receber pagamento com juros em 2021; e repete o procedimento até atingirmos o ano de 2024.

Como essas duas opções transferem um dinheiro de 2019 para 2024, suas rentabilidades não podem ser muito diferentes.  Ou seja, a taxa longa em 2019 dependerá das taxas curtas em 2019, 2020, ..., 2023. O problema é que em 2019 não são conhecidas as taxas curtas de 2020 em diante. Então a taxa longa será função das expectativas para essas taxas.

Uma redução na taxa longa hoje (para dada taxa curta) sinaliza assim expectativas de queda nas taxas de juros curtas no futuro. Por exemplo, se os dados da economia indicam que uma recessão se aproxima, os investidores passam a esperar uma queda na taxa básica do Banco Central no futuro, o que derruba as taxas longas hoje. O contrário ocorreria se o mercado passasse a esperar mais inflação no futuro e, assim, uma ação do Banco Central no sentido de subir sua taxa básica.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.