Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Taxa de juros nominal e real

No exemplo acima, a taxa de juros é calculada com base em valores monetários (os 100 reais hoje versus os 110 daqui um ano). Essa é a taxa de juros nominal, pois envolve um retorno com base em unidades de dinheiro. Mas ela não expressa corretamente o retorno de poupar por causa da inflação, que mexe com o poder de compra do dinheiro no tempo.

A inflação fornece uma ideia da variação média dos preços na economia. Indica como variou o custo de vida. Se a taxa de juros nominal é de 10%, mas a taxa de inflação é ainda maior, então o dinheiro investido crescerá menos que o custo de vida. Ou seja, 110 reais daqui um ano comprarão menos coisas que 100 reais hoje.

A taxa de juros real desconta o efeito da inflação. Portanto avalia ganhos e perdas no tempo em termos de consumo. No exemplo acima, com a taxa de juros nominal menor que a inflação – e consequente perda de poder de compra para quem empresta –, a taxa de juros real é negativa. 
Mais precisamente, a taxa de juros real é igual à taxa de juros nominal menos a taxa de inflação.*
Portanto, na hora de avaliar se vale ou não a pena investir, preste atenção também na inflação, e não apenas nos juros anunciados. 

*Esta fórmula é resultado de uma aproximação, que funciona relativamente bem para taxas de juros e de inflação baixas.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.