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Falha de mercado

O termo falha de mercado se refere a uma condição em que o mecanismo de mercado não funciona, criando uma distribuição ineficiente de bens e serviços.

Em outras palavras, demanda e oferta (ver Oferta e demanda) não estão em equilíbrio e, como resultado, os mercados não conseguem alocar os recursos econômicos de forma eficiente (ver Eficiência), ou seja, a quantidade de bens ou serviços produzidos pelas empresas e consumidas pelos indivíduos não será a quantidade ótima para a sociedade.


Causas
Falhas de mercado se devem, em geral, a distorções do mercado, como externalidades (ver Externalidades), imobilidade dos fatores de produção e poder de monopólio, por exemplo. Essas distorções impedem que a oferta e a demanda de bens e serviços se ajustem livremente: é como se houvesse um atrito que impedisse o ajuste necessário para que os preços cheguem ao equilíbrio ótimo social.

No contexto da Economia Ambiental, é muito comum estudarmos falhas de mercado, uma vez que a grande maioria dos recursos naturais são considerados bens comuns, ou seja, bens não excludentes (sem direitos de propriedade bem estabelecidos) e rivais (ver definição de bens).

Por não terem direitos de propriedade bem estabelecidos, os recursos naturais costumam ser vulneráveis a externalidades negativas de produção e consumo de outros bens e serviços, como a contaminação das águas gerada por certas indústrias ou a poluição do ar mediante a utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. Além disso, por serem bens rivais, o uso de um recurso natural por uma pessoa diminui a quantidade disponível desse recurso para outras, como no caso da madeira, por exemplo.

As externalidades são efeitos colaterais ou consequências de uma atividade industrial ou comercial que afete partes não envolvidas na produção ou consumo dos bens/serviços. Elas geram falhas de mercado, já que é muito difícil incluir o custo das externalidades nos preços dos bens ou serviços. Assim, a quantidade produzida do bem não incorpora os malefícios (ou custos) que as externalidades incorrem para a sociedade.

“Soluções” para falhas de mercado
Para lidar com as falhas de mercado, é necessário que haja uma intervenção externa, uma vez que por definição o mercado não irá conseguir se autorregular através do mecanismo de preços. Entre as medidas mais comuns para incentivar a alocação eficiente de recursos e evitar falhas de mercado estão políticas governamentais, como impostos, subsídios e regulamentações.

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