Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

A restrição orçamentária do consumidor

Pense em um consumidor com uma dada renda. A restrição orçamentária compreende todas as combinações de bens e serviços que o consumidor pode comprar com essa renda. Para facilitar a compreensão, pense em dois bens: comida e livros. O consumidor gosta dos dois bens e, portanto, gostaria de ter o máximo possível deles. Mas isso não é factível, porque sua renda está fixa.

Suponha que o quilo de comida custe 40 reais e cada livro custe 50. Para simplificar, o consumidor gasta toda sua renda nesses dois bens – ele não pode poupar nem tomar emprestado. Reexaminaremos essa hipótese na sequência.

Se ele quiser comprar mais livros, terá de abrir mão de comida, pois sua renda está limitada. Isso é o que chamamos de custo de oportunidade da ação: toda vez que tomamos uma decisão, temos de abrir mão de alguma coisa. E o custo de oportunidade depende dos preços dos bens, especificamente do preço relativo.

No caso, para comprar um livro a mais, o consumidor precisa de 50 reais. Para isso, tem de abrir mão de 50/40 reais = 1,25 quilo de comida. Esse é o preço relativo do livro, e informa o custo de oportunidade de aumentar o consumo desse bem.

Se o preço relativo do livro sobe, essa troca torna-se mais desfavorável, pois o consumidor terá de abrir mão de mais quilos de comida para comprar um livro. 

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.