Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

A restrição orçamentária do governo

O governo também possui recursos limitados. Ele recebe recursos da sociedade basicamente na forma de impostos, e decide como alocá-los entre as mais diferentes despesas: educação, saúde, cultura, aposentadorias, pagamento de servidores e assim por diante. Por exemplo, para uma dada receita de impostos, caso decida investir mais em educação, o governo terá de gastar menos recursos em outras rubricas. Ou seja, há um custo de oportunidade associado a essa decisão. 

Para evitar o sacrifício de outros gastos, o governo poderia cobrar mais impostos da população, a fim de financiar esse investimento adicional em educação. Isso tem outros custos envolvidos, não apenas pela menor disponibilidade de recursos nas mãos do setor privado, mas também pelas distorções associadas a uma carga tributária mais elevada. Por exemplo, alíquotas maiores de impostos podem desestimular consumo, produção, investimento e oferta de trabalho. 

Alternativamente, o governo poderia aumentar seu endividamento para cobrir esse gasto (no caso, com a emissão de dívida pública). Entretanto, essa dívida deverá ser paga no futuro com juros, o que implicará menos recursos à disposição do setor público lá na frente (que deverá, assim, diminuir outros gastos ou cobrar mais impostos no futuro). Novamente, temos um custo de oportunidade, porém aqui associado a sacrifícios no futuro.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.