Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Poupança e endividamento

Se os consumidores tiverem acesso ao mercado de crédito, eles podem alterar os recursos disponíveis para consumo em dado período, poupando ou tomando emprestado.

Ao poupar, o consumidor abre mão do consumo hoje e transfere esses recursos para o futuro (quando receberá o dinheiro de volta com juros). Note que temos uma troca intertemporal aqui: para ter mais consumo lá na frente, precisamos abrir mão de consumo no presente.

De maneira similar, se tomamos emprestado, conseguimos dispor de mais recursos hoje, possibilitando um consumo mais alto (por exemplo, uma viagem para o exterior). Entretanto, no futuro, para repagar a dívida com juros, teremos de abrir mão de recursos que poderiam ser utilizados para consumir. Novamente, temos uma troca entre consumo corrente e consumo futuro.

Assim, cuidado com o uso de instrumentos financeiros (como empréstimos, cartão de crédito, cheque especial, entre outros) que possibilitem endividamento. Eles podem trazer satisfação no presente, mas a conta chega no futuro. E pode demandar um grande sacrifício lá na frente. 

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.