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Direitos para poluir

A ausência de direitos de propriedade bem estabelecidos é uma das principais causas das falhas de mercado.


A poluição é um dos exemplos relacionados a ausência de direitos de propriedade mais estudados dentro da economia ambiental.

Grande parte dos recursos naturais não têm direitos de propriedades bem definidos (o ar ou os rios, por exemplo). Dessa forma, a poluição – que costuma ser subproduto da maioria dos processos industriais – despejada no meio ambiente não é autorregulamentada por meio de mecanismos de mercado, além de trazer uma série de externalidades negativas às sociedades.

Apesar da dificuldade, existem alguns mecanismos econômicos que podem ser utilizados para lidar com o problema da poluição – entre eles, os direitos para poluir, também chamados de direitos de poluição.

A criação de direitos de poluição e, consequentemente, de mercados que comercializam esses direitos, é um dos mecanismos econômicos que buscam alcançar o nível ótimo de controle de poluição de uma maneira mais eficiente.
Um mercado de direitos de poluição existe quando as empresas podem comprar e vender licenças emitidas pelo governo que concedem ao detentor o direito de gerar uma certa quantidade de poluição. O mercado de créditos de carbono é um bom exemplo deste tipo de mercado.

Outro exemplo do uso de licenças de direitos de poluição e da criação de um mercado de direitos de poluição é o “Clean Air Act” (ou Lei do Ar Limpo), criada nos Estados Unidos em 1990. A partir dessa lei, o governo federal norte-americano estabeleceu um limite de emissões de dióxido de enxofre – principal gás responsável pelas chuvas ácidas – e permitiu que as companhias elétricas negociassem entre si licenças de dióxido de enxofre. Empresas com custos relativamente mais baixos para reduzir a emissão de poluentes poderiam vender suas licenças, e empresas que possuíam alto custo para reduzir suas emissões poderiam comprar os direitos de poluir de outras empresas. Assim, o custo de reduzir as emissões seria otimizado, já que as empresas com maior custo para despoluir poderiam comprar das que tem menor custo.

O programa tem obtido bons resultados e provocou uma queda de mais da metade nas emissões de dióxido de enxofre, superando as metas previstas na legislação do programa.

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