Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Diferenças de taxas de juros

Não há uma única taxa de juros na economia. Há diversos produtos financeiros no mercado (empréstimo consignado, crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos, imóveis etc.), sendo que cada um deles tem uma taxa de juros associada. Instituições financeiras também cobram taxas de juros diferentes de pessoas diferentes.

Isso ocorre, em parte, porque há diferenças de risco de inadimplência associadas a clientes diferentes. Bancos realizam uma análise de crédito para determinar se concedem ou não o empréstimo e a taxa a ser cobrada. Essa análise informa as chances de o empréstimo ser pago, com base nas características do cliente.

Produtos como cartão de crédito e cheque especial estão facilmente disponíveis ao cliente – e não contam com uma análise de crédito tão criteriosa para serem concedidos. Eles carregam, assim, um risco maior de inadimplência, e portanto têm taxas de juros mais elevadas.

Já o empréstimo consignado, em que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do salário do emprestador, possui um risco bem mais baixo – especialmente para servidores públicos e pensionistas, cujo risco de ter seus pagamentos suspensos é muito pequeno. Logo, as taxas de juros nessa modalidade são mais baixas.

Em determinados empréstimos, o cliente pode apresentar um bem como garantia (um imóvel, por exemplo). Esse tipo de contrato também apresenta taxas mais baixas, pois a instituição financeira pode tomar para si a garantia, caso o cliente fique inadimplente, o que diminui suas perdas nesse cenário. Além disso, o cliente provavelmente tomará atitudes para evitar tal situação (configurando uma probabilidade menor de inadimplência), na medida em que não deseja perder o bem colocado como garantia.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.