Risco Moral

Outra imperfeição do mercado de crédito, que também tem a ver com questões informacionais, é o risco moral. Novamente, temos empreendedores cujos projetos de investimento dependem de financiamento para se viabilizar. O projeto tem uma chance de dar certo, que depende do quanto o indivíduo se esforça para isso. O problema é que o banco não observa com precisão se o empreendedor está de fato fazendo esse esforço.

Suponha, por exemplo, um banco financiando um empreendedor que quer abrir seu negócio. Se ele tiver sucesso, fica com todo o lucro depois de repagar o empréstimo. Entretanto, diante de um eventual fracasso, o indivíduo pode não honrar suas obrigações, compartilhando o prejuízo com a instituição financeira. Em outras palavras, o banco é sócio do empresário, mas apenas em caso de fracasso do empreendimento.

Como o fracasso não é um cenário tão ruim assim para o empreendedor, ele não tem tanto incentivo a se esforçar para que seu negócio dê certo, elevando a chance de calote. Para mitigar esse risco, o banco pode requerer do empresário bens como garantia. Em caso de calote, a instituição tem a opção de tomar o ativo para si. Dessa forma, o fracasso passa a ser mais penoso para o emprestador, que faz mais esforço para evitar essa situação. Isso eleva a probabilidade de que a empreitada dê certo.

O banco também pode recorrer ao monitoramento, com vistas a verificar se de fato o empresário está realizando ações que condizem com o sucesso do negócio. Por exemplo, pode condicionar a liberação de parcelas do empréstimo a determinadas medidas tomadas pelo empresário. Isso eleva as chances de sucesso e de repagamento do empréstimo.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Realização

Bei editora

Apoio Institucional

Febraban

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.