Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Spread bancário

No cartão anterior, realizamos o raciocínio como se houvesse uma taxa de juros única, que equilibra o mercado de crédito. Especificamente, a taxa que remunera emprestadores é a mesma paga pelos tomadores de empréstimo. Essa foi uma simplificação útil para entender o papel da taxa de juros como um preço. Mas, na prática, a taxa para emprestadores e poupadores tende a ser bem diferente.


Em particular, a taxa de juros que um banco cobra para emprestar é maior do que a taxa que ele paga para remunerar os poupadores. Essa diferença das taxas é chamada de spread bancário.
Vários fatores condicionam o spread bancário. Primeiro, lembre-se que o mercado de crédito envolve intermediação financeira. Portanto, instituições financeiras são remuneradas no processo. Essa remuneração é função dos custos e lucros do setor financeiro.

Dessa forma, custos administrativos de instituições financeiras influenciam o spread bancário. Além disso, se esse mercado for muito concentrado (com poucos competidores), as instituições conseguirão cobrar preços mais altos dos tomadores – elevando o spread.

Outro fator importante para explicar o spread é a inadimplência. Quando uma instituição realiza um empréstimo, ela não tem todas as informações a respeito do cliente. Há risco de o tomador não honrar seu compromisso. A taxa de juros cobrada no empréstimo incorpora esse risco.

Quanto maior a inadimplência geral, maiores as chances de que empréstimos não sejam pagos, e maior a taxa cobrada dos tomadores – o que amplifica o spread bancário.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.